Atividades e Dinâmicas

Atividades e Dinâmicas

Atividades lúdicas e Dinâmicas

As Dinâmicas , são o desenvolvimento de atividades Lúdicas na prática pedagógica. Estas dinâmicas podem ser de grupo ou individuais, elas têm  como objetivo, integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas.

Dinâmicas direcionadas para todas as pessoas, desde crianças até pessoas idosas, culturas e religiosas

História do Lúdico

O lúdico esteve presente em vários períodos históricos, desde a pré-história, a antiguidade, passando pela idade média, moderna até à idade contemporânea, pode-se perceber a presença do lúdico em todos estes períodos.

Sendo assim, é importante mencionar que a presença do lúdico caminha junto aos grandes movimentos da humanidade. 

Neste contexto farei uma linha do tempo com o intuito de mostrar a história do brincar, desde que considerado apenas diversão, até ser reconhecido com instrumento auxiliador do processo de ensino aprendizagem.

Sabemos que o brincar faz parte da vida de todo ser humano, sendo assim, torna-se de suma importância, saber como surgiu o brincar em diversos períodos da humanidade

O  Lúdico  na  Pré-História

A Pré. História é o momento do aparecimento do homem na terra e onde o homem começa a desenvolver a escrita através de pinturas, desenhos e símbolos nas cavernas. Neste período segundo estudos já se notava a presença de brincadeiras na vida do ser humano.

de acordo com Huizinga " nas sociedades primitivas as atividades que procuravam satisfazer as necessidades vitais, as atividades de sobrevivência, como a caça, assumiam muitas vezes a forma lúdica". (1971, pag07).

Percebe-se então, que na pré-história o brincar era tido de forma natural, onde no dia-a-dia através de atividades quotidianas tais como a caça e a colheita de alimentos silvestres são exemplos de atividades executadas por toda a população, inclusive as crianças, atividades essas importantes para a sobrevivência, no entanto faziam-se presentes a diversão e a brincadeira ao realizar tais atividades.


O lúdico na Antiguidade

A antiguidade é marcada pelo surgimento das primeiras civilizações do oriente, as civilizações Egípcias, Grega e Romana.

A civilização Egípcia foi a primeira a ser formada na antiguidade. Dominada por Faraó tinha como caraterística o aspeto místico. Nessa civilização pode-se destacar vários várias contribuições importantes para a história da humanidade tais como: A prática da mumificação que ajudou no desenvolvimento da medicina e a anatomia, as obras de artes nas quais os egípcios simulavam o quotidiano e as diversas formas de escrita como hieróglifo, hieráticas e demóticas.

Os egípcios valorizavam o jogo com o desporto e a diversão. A luta e a natação eram desportos mais populares nessa civilização onde a participação e a competição eram fatores indispensáveis. Os jogos mais apreciados eram as damas e o xadrez.

A civilização Grega surgiu devido à junção de vários povos que habitavam a região sudeste da Europa e a sua história foi marcada pela divisão social entre os aristocratas e os escravos. As contribuições deixadas por essa civilização foram várias como: a história, a música, a filosofia, o teatro, o amor ao desporto. 

A cidade da Grécia foi aquela onde se iniciaram os jogos olímpicos e não dispensaram a música, dança e ginástica na formação de jovens, sendo tais, formas de manifestação Lúdica.

A civilização romana não se diferenciava muito dos gregos, no que se refere ao modo de vida por ter sofrido influência da civilização Grega devido à invasão do exército romano.

Quanto ao jogo, o ato de jogar bola foi um dos jogos imputados ao modo de vida deles. através dos jogos os Romanos mantinham relações sociais e aprendiam a viver em conjunto, uma vez que os jogos não eram considerados isolados e nesse processo procuravam um equilíbrio emocional.

Neste período, a atividade lúdica fazia referência às pessoas de um modo geral, mesmo assim o brinquedo já era visto por alguns filósofos como algo inserido na educação.

De acordo com Vial(1981),na Antiguidade para o ensino das crianças, utilizavam-se dados como, doces em formas de letras e números. Neste período determinou-se a importância da educação sensorial e jogos didáticos das mais diferentes áreas, tais como: matemática, filosofia, linguagem, entre outras

Lúdico Idade Média

A idade Média é marcada pelo Feudalismo cuja caraterística é a existência de senhor e servo. Esta idade foi marcada devido à descentralização do poder uma vez que a igreja católica torna-se a instituição de governo elevado, e também pelo atraso das artes e da cultura como forma de manifestação e expressão.

Neste período o brincar era considerado uma espécie de repetição do quotidiano dos adultos, as atividades recreativas das meninas eram a brincar de boneca retratando o papel de mãe de família, e os rapazes brincavam com espadas , que representava a figura paterna.

Nesta época o brincar passou a ser visto sem valor por estar associado também ao azar, contrapondo-se a isso no renascimento havia uma compulsão lúdica. " o jogo era visto como conduta livre, que favorecia o desenvolvimento da inteligência e facilitava o estudo, sendo assim utilizado como instrumento de aprendizagem e de uso coletivo, mas a sua função principal era estreitar os laços sociais e transmitir modos e costumes que se aprendiam desde crianças.

Consegue-se perceber então que este foi a época em que ocorre a valorização do lúdico, das brincadeiras e brinquedos em qualquer classe social.

Sendo assim, o lúdico passou a ser visto como responsável, por promover a coletividade e estreitar os laços de união, apesar de ter sido marcado um período primordial por ter surgido do renascimento, que proporcionou ao lúdico a sua inserção nas atividades educativas.

O lúdico na Idade Moderna

A idade Moderna é marcada por grandes acontecimentos, tais como: o renascimento do comércio, da nova classe social burguesa e o fim do feudalismo. Impulsionaram o início da idade moderna.

Neste período as crianças ainda eram compreendidas como na idade média, sendo considerada sem tanto valor e o lúdico não tinha tanta utilidade perante a sociedade.

Durante a idade moderna a criança era introduzida no mundo adulto precocemente, sendo misturadas às atividades dos adultos como se tivessem a mesma idade, o que acabava por diminuir a infância.

Da forma que era vista a criança, o lúdico era um pouco escondido pelo fato dos adultos de tal sociedade serem repreensivos, mesmo assim o lúdico era a base desta época.

Perante tal repreensão os jogos que surgiram vieram acompanhados de um forte espírito de competição, uma vez que as crianças "imitavam" o adulto desde bem novos.

Somente no final do século XVIII é que a criança passa a ter mais importância.

O lúdico na Idade Contemporânea 

o marco mais expressivo desta época refere-se à revolução industrial. O crescimento de indústrias, o grande desenvolvimento económico são consequências marcantes deste período,

Tais transformações ocasionaram o deslocamento de famílias da área rural para a urbana. Em busca de emprego e por conta dos baixos salários as famílias passaram a incluir todos os membros da família no trabalho, incluindo crianças.

As crianças mesmo a trabalhar conseguiam transformar o trabalho em algo lúdico, utilizando o "faz de conta",  apesar desta não ser vivida pela criança, uma vez que a mesma era interrompida. consequentemente de ser obrigada a voltar à realidade.

Com a revolução industrial começa aparecer a desigualdade entre as crianças ricas e pobres, visto que as ricas frequentavam vilas e as pobres, por não serem aceites no mesmo local por serem filhos de operários.

com o passar do tempo a criança ganha destaque, e os brinquedos que eram antes construídos pelas própria crianças, passam a ser produzidos por adultos em grande escala, visando atender os centros urbanos. 

Com isto o brinquedo perde a sua essência, onde a própria criança o construía, ao utilizar a sua criatividade e assim fazia com que o brinquedo fizesse parte da sua identidade.

Sendo assim, consegue-se perceber que a atividade lúdica esteve presente em todos os momentos históricos, cada um com a peculiaridade da época, nem sempre visto como um instrumento participante da aprendizagem.

Segundo Froebel (2001) "o jogo constitui o mais alto grau de desenvolvimento da criança, a manifestação espontânea e natural do mundo intuitivo, imediatamente provocada por uma
necessidade anterior. Por isso, quando brinca, a criança, está imersa em um mundo de alegria, contentamento, paz e harmonia, proporcionados pelo brincar espontâneo.  


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