Relacionamento Profissional

 O RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

Relacionamento profissional é a relação entre duas ou mais pessoas dentro do âmbito profissional, envolve a relação de prestação, cooperação ou recebimento de algum tipo de serviço. 

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho 

Conhecer o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, passou a ser uma exigência essencial para qualquer pessoa que exerce papel de liderança e que almeje sucesso no mundo dos negócios e nas organizações.

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é complexo, pois relaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, cordialidade, ética e principalmente a comunicação.

Dentro de cada relacionamento interpessoal, efetua-se trocas de sentimentos e experiências e é necessário o empenho de ambas as partes para que esse convívio seja o mais harmonioso possível.

As pessoas levam para o trabalho valores, crenças e expectativas inerentes ao seu "eu", suas emoções e sentimentos que interferem no relacionamento interpessoal.

A forma de ser, pensar e agir influencia diretamente os relacionamentos em todas as organizações.

Se instaurar um clima harmônico, positivo e de respeito, pode-se ter de volta um ambiente sadio e sem grandes turbulências ou seja, são as pessoas e o convívio entre as mesmas que criam o ambiente de trabalho saudável.

Importância da comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é a base de toda interação humana, desde que as pessoas envolvidas saibam a hora de falar e ouvir. Muitas vezes prestar atenção em silêncio é mais importante do que falar.

Para enfrentar os problemas dentro de uma empresa é necessária a comunicação direta e honesta.

Dentro de uma empresa é necessário ter uma comunicação interpessoal construtiva, ou seja, troca de informações.

Tendo uma boa comunicação vai gerar motivação, pois é esclarecido o que se deve ou não ser feito dentro da organização para melhorar o desempenho e juntos alcançar seus objetivos facilitando as necessidades sociais.

É através da linguagem que são expressos os sentimentos, elogios e críticas e desencadeado a intimidade entre as pessoas. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia.

A comunicação adequada, clara e colocada no momento certo e no lugar certo propicia este relacionamento interpessoal.

Envolve o emissor e o recetor. Nesta relação as pessoas devem saber o que falar, como falar, saber como se expor para que não fique um mal entendido.

FATORES QUE INTERFEREM NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

Interferência Positiva:

  1. Liderança democrática;
  2. Responsabilidade;
  3. Assertividade;
  4. Empatia;
  5. Bom humor;
  6. Respeito e dialogo entre os colegas, subornados e superiores;
  7. Amizade, cordialidade, cooperação e o entrosamento.

Interferência Negativa:

  1. Inveja;
  2. Falta de diálogo;
  3. Falta de respeito;
  4. Liderança autoritária;
  5. Diferenças salariais;
  6. Competitividade.

CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Os problemas ou os conflitos surgem quando há dificuldade em conciliar as diferenças e os desejos individuais.

A relação interpessoal é um dos elementos essenciais e construtivos da condução humana, é, também, um dos campos onde mais facilmente se produzem os conflitos.

Os conflitos fazem parte das relações humanas, fazem parte da divergência de opiniões e necessitam ser administrados para não gerarem um mal maior. As relações conflituosas prolongadas têm um alto custo emocional.

Vários são os fatores que podem impedir um bom rendimento e gerar conflitos, dentre eles estão: quantidade de pessoas envolvidas, o grau de motivação de seus membros, a falta de coesão, dificuldades de comunicação e até mesmo normas restritivas ao seu bom funcionamento.

Relações interpessoais caracterizadas pela pouca clareza e falhas de comunicação, criam espaço para suspeitas, mal-entendido e desconfiança, desencadeando emoções de medo e raiva nos indivíduos, que são estopim para os conflitos.

Em um conflito, há um confronto de ideais e posições e uma das partes, ou ambas, tem que ceder para que cheguem a um acordo e a resolução do conflito, contudo nem sempre é simples.

Em todos os setores organizacionais, encontram-se problemas de relações humanas. Desenvolver um bom nível de relacionamento com as pessoas nesse ambiente é uma responsabilidade individual e organizacional.

É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares.

DICAS PARA UM BOM RELACIONAMENTO

Aperfeiçoar a sua forma de comunicar

Avalie se a maneira como você expressa suas ideias é clara, adequada e assertiva.

Os bons relacionamentos acontecem em ambientes em que a comunicabilidade é assertiva e fluida, em que a conversa é realizada no mesmo tom de voz e as pessoas sentem que são mutuamente ouvidas

Aprenda a ouvir

Escute além das palavras, observe a expressões e contextos. Muitas vezes, sem que o outro nos diga algo, percebemos que algo está errado, e a partir dai podemos oferecer uma ajuda ou fazer alguma correção.

Seja Cordial 

Dar ou responder a um bom dia, agradecer por uma gentileza ou favor, faz toda a diferença para quebrar o gelo e demonstrar abertura para se relacionar, além de demonstrar ser uma pessoa educada.

Sorrir mais 

O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. O sorriso expressa simpatia, alegria, prazer e desejo em se relacionar.

O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo.

Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita.

Respeite o espaço Alheio

Evite ser invasivo e simpático "demais".

Mostre que está disponível, mas não force uma conversa ou aproximação, ao perceber que a outra pessoa prefere ficar quieta ou só naquele momento.

Exercitar a Gratidão

Se alguém lhe ajudou em um momento de necessidade, agradeça! Se puder, faça o mesmo e ajude esse indivíduo quando ele precisar.

Ser confiável 

Seja um ser humano de confiança. Do mesmo modo, alimente relações de confiança e amizade recíprocas.

Não fazer Pré julgamentos 

Antecipar-se a um fato fazendo um pré-julgamento pode ser danoso, e muita das vezes traz consequências e "sequelas

Alimentar Emoções positivas

Amor, compaixão, respeito a si e pelo outro, bom humor, lealdade, empatia e disponibilidade para ajudar, sem segundas intenções, são aspetos que colaboram diretamente para os bons relacionamentos interpessoais. 


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