Tipos de Relacionamento Social

TIPOS DE RELACIONAMENTO SOCIAL 

      Formais: destituídas de relação de companheirismo e afeto entre os membros, as relações formais geralmente são passageiras desenvolvidas em diversos contextos da vida, por exemplo no trabalho.

      Informais: relações duradouras e desenvolvidas por meio do afeto entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade

      Segue abaixo alguns exemplos de relações sociais:

      Relação Familiar

      Relação Pedagógica

      Relações Econômica

      Relação Comercial

      Relação Política

      Relações Religiosa

      Relação Cultural

      Relações sociais de Produção: Karl Marx

      Karl Marx (1818-1883) foi filósofo alemão e um dos fundadores do socialismo científico. Seus estudos contribuíram na área da sociologia, sobretudo das relações de produção estabelecida pelos homens.

      Segundo ele, as relações sociais são desenvolvidas por meio das relações de trabalho, ou seja, por meio das forças produtivas e dos modos de apropriação dos meios de produção.

        "As relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, e modificando o modo de produção, o seu modo de ganhar a vida, modificam também todas as relações sociais


SOCIALIZAÇÃO DO INDIVIDUO

Desde seu nascimento, o indivíduo vai passando por diversas etapas de socialização ao longo da vida. A "descoberta" do outro se dá logo nos primeiros anos, durante a convivência familiar. Apesar do conceito de família ser bem amplo, nesse caso nos referimos ao primeiro grupo social do qual o ser humano faz parte.

 Em seguida, outro grupo social que possui bastante impacto na formação do indivíduo é a escola. Ali é possível ver a primeira divisão entre relações formais e informais que marcarão os demais estágios da vida pessoal.

No entanto, toda e qualquer relação social depende das características do espaço geográfico. Afinal, comportamentos e perspetivas variam de cultura para cultura e a forma como o indivíduo lidará com essas diferenças é desenvolvida ao longo das suas primeiras relações sociais.

TIPOS DE SOCIEDADE

O sociólogo francês Émile Durkheim, divide o conceito de sociedade em dois tipos, a partir do grau de coesão e solidariedade existentes no interior de cada sistema. Assim, temos a sociedade de solidariedade mecânica e a sociedade de solidariedade orgânica. 

Sociedade de solidariedade mecânica

Segundo Durkheim, essas eram as sociedades mais primitivas, de base pré-capitalista. Nestas, a divisão do trabalho era feita por gênero, não havendo um número muito grande de trabalhadores desempenhando diversas funções.

Nestas sociedades, a coesão no grupo era maior, uma vez que elas mantinham igualdade de funções entre os membros. As antigas sociedades rurais podem ser elencadas como um exemplo deste tipo de sociedade. 

Sociedade de solidariedade orgânica

Dentro do conceito de sociedade, neste caso, trata-se de uma sociedade pós-capitalista, um organismo considerado complexo e que cuida da coesão social. Nesse sentido, observa-se nesta sociedade a ocorrência da divisão social do trabalho, onde cada membro desempenha um papel mais complexo.

No entanto, observa-se também uma interdependência entre os membros desta sociedade. Nela existem o médico, o policial, o professor, o agricultor e cada um deles desempenha um papel social em seu trabalho, de maneira que uns dependam dos outros.

Este tipo, mais complexo e extenso, não apresenta união em uma coesão única e mecânica; nela existe uma divisão de grupos, feita de acordo com suas categorias.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora